quinta-feira, 2 de maio de 2013

PNAIC - Aula Inaugural

Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa - Aula Inaugural
“É uma satisfação ver o teatro do CEU Jambeiro cheio de professores alfabetizadores, nessa manhã do dia 27 de abril”, confessa o Diretor de DOT P, Prof. José Ivanildo (Ivan) ao falar do curso de formação, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - promovido pelo Ministério da Educação.

Na manhã desse dia, os professores foram bem acolhidos com um maravilhoso café da manhã e dois espetáculos: um musical, com Cénel e Chris Oliveira, da banda Cerebraown e uma dança contemporânea, do coreógrafo Diego Lima, da equipe do CEU JAMBEIRO. Após as apresentações, ouviram o Diretor de DOT P iniciar o evento agradecendo a todos os presentes, em especial o Diretor Regional de Educação, prof. Edson Luís Amaro, a supervisora de ensino, a profª Zélia Cordeiro, a gestora do CEU Água Azul, profª Maria Elisa Frizzarini, os professores Samuel Firmo e Ivandir Rodrigues, ambos do Gabinete da DRE G e o amigo Luíz Massayuki Sampaio Ito.

Assim que abriu o evento, o Diretor de DOT-P disse aos presentes que cada um que estava ali era um rio que, para tornar-se mar, precisava encarar muitos obstáculos, pedras, serras, barragens etc. “O rio não para, caminha. Ele sabe o que quer! Os obstáculos servem para amadurecê-lo e torná-lo mais forte. Precisamos de um ideal que nos impulsiona para frente e para o alto”, salientou o professor Ivan. Logo em seguida, ele chamou o Diretor Regional de Educação, professor Edson Luís Amaro, que ao tomar a palavra  discorreu sobre os desafios da alfabetização e a importância do PACTO para nossos educandos. Dando continuidade ao evento, foram apresentados os orientadores de estudos, as professoras Bianca Freire, Silvana dos Santos, Tatiana Correia, Michele Correia, Priscila Arce, Kamila Lima, Marisa Leite, Ester Marques e o professor José Ivanildo. Mencionou-se que a coordenadora local do PNAIC na região é a professora Ester Marques que, auxiliada pela formadora  Marisa Leite, discorreu com muita propriedade sobre as práticas e metodologias postas no programa.

O Diretor de DOT P finalizou o encontro explicando a importância de ações dos professores e gestores em relação à formação continuada dentro das unidades educacionais e enfatizou que o PACTO possui característica multiplicadora e que o foco nesse momento é o professor alfabetizador e sua formação.

“Vamos em frente! Estamos somente no início”. Com estas últimas palavras do Diretor de DOT-P, encerrou –se  o evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário