quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O PNAIC chega à sala de aula


Este é o compromisso assumido pelo governo federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental. Ação denominada Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic),está chegando na sala de aula.

Sabemos que há vários fatores envolvidos no processo de alfabetização, mas três, em especial, merecem ser destacados. Em primeiro lugar, é fundamental contar com professores alfabetizadores bem preparados, motivados e comprometidos com o desafio de orientar as crianças nesta etapa da trajetória escolar.

Um segundo fator importante é a disponibilidade de materiais didáticos e pedagógicos apropriados e que estimulem a aprendizagem. Todavia, não basta dispor materiais, é fundamental que os professores saibam manuseá-los e extrair dos conteúdos o máximo de possibilidades para dinamizar as aulas e alcançar os objetivos da alfabetização em cada ano.

Por fim, destaca-se que o êxito do processo de alfabetização está também na capacidade de acompanhar continuamente o progresso da aprendizagem das crianças.

Estar alfabetizado significa ser capaz de interagir por meio de textos escritos em diferentes situações. É ler e produzir textos para atender a diferentes propósitos. A criança alfabetizada compreende o sistema alfabético de escrita, sendo capaz de ler e escrever textos de circulação social que tratem de temáticas familiares ao aluno.

José Ivanildo F dos Santos

Diretor de DOT-P/ DRE-G

Acompanhe, no link abaixo, a atividade desenvolvida pela professora Cristiane, sob a orientação do Orientador de Estudos, Ivan.




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário