sexta-feira, 6 de setembro de 2013

"I CONGRESSO ZONA LESTE: CURRÍCULO E TERRITÓRIO"


As inscrições serão realizadas no link abaixo

Veja o cronograma  no link abaixo


Eixos-Ementas
 
01 - Identidade e Território
EMENTA: Nesta mesa temos por objetivo discutir as relações constituídas/constituintes entre identidade e território, a partir das interações entre normatização institucional e constituições identitárias, fomentadas a partir de relações amplas de poder. Pensar um currículo que abranja tais constituições e possibilite a implementação de uma política de diretos humanos a partir dos saberes locais, considerando os educandos e educandas como produtores de conhecimento.

 
 02 - Território, meio ambiente e transformações locais
EMENTA: Nesta mesa pretendemos examinar as relações entre território, as comunidades, o meio ambiente e as transformações locais no contexto das mudanças que refletem o movimento internacional do Capital, as relações sociais decorrentes, os arranjos produtivos e espaciais e as propostas de resolução de problemas urbanos e sociais produzidas pelas organizações públicas, privadas e movimentos sociais.

 
 03 - Cidadania, Ética e Meio Ambiente
EMENTA: Nesta mesa pretendemos refletir sobre a ideologia do crescimento, seus impactos, custos sociais, aspectos educacionais e sustentabilidade diante da responsabilidade ambiental e da ética profissional, bem como da necessidade de sensibilização para o despertar de uma consciência planetária, em função do exercício pleno da cidadania.

 
  04 - Identidade e Gênero

EMENTA: Nesta mesa, pretendemos refletir, numa perspectiva relacional, sobre os avanços que problematizaram e redimensiononaram a construção das identidades.Os estudos de gênero no campo interdisciplinar das Ciências Humanas têm sido um campo fértil para o debate sobre as teorias da condição feminina, recolocando a possibilidade de compreensão do feminino na sua pluralidade cultural, étnica e social. Assim como o feminino tornou-se elemento de reflexão, a masculinidade emerge a partir dessas contribuições tanto no campo do pensamento quanto da ação política.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário