segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Formação continuada de gestores da Educação Infantil

 Avaliação na Educação Infantil - Aprimorando os olhares
 
 

Pauta:
  • Vídeo deleite: “As Diretrizes em Ação”, Instituto Avisalá;
  • Para início de conversa: PPP e Rotina;
  • Reflexão sobre a Orientação Normativa nº01/2015 “Padrões Básicos de Qualidade na Educação Infantil Paulistana”
  • Percurso formativo e demandas para 2016.
 
Programa Diretrizes em Ação - Concepções e práticas - Instituto Avisa Lá


 
Programa Diretrizes em Ação -Brincar e Cuidar Muitas interações  - Instituto Avisa Lá

 
Plano Nacional de Educação (2014 -2024)
“ Assegurar às crianças de 0 a 5 anos de idade um serviço educacional de qualidade, sem descaracterizar as especificidades da Educação Infantil”
  Qualidade Social da Educação




 
O trabalho pedagógico pautado no respeito aos direitos dos bebês e crianças e nos princípios acima elencados assegura:



Projeto Político Pedagógico

  • Documento vivo e dinâmico que se constrói e reconstrói no coletivo;
  • Percurso da trajetória de bebes e crianças, educadoras e educadores no qual a organização do trabalho cotidiano implica em atender as necessidades e interesses das crianças, pautada nos princípios







PPP contextualizado por itens:
 1) Identificação, histórico e localização da Unidade Educacional;
 
2) Estudo diagnóstico da comunidade atendida e do território onde a Unidade Educacional está inserida, contemplando:
 
a) o perfil sociocultural das crianças
b) o perfil sociocultural da equipe de
c) o mapeamento dos equipamentos de saúde, esporte, lazer e cultura da região onde está inserida a Unidade Educacional, na perspectiva de articulação da rede de proteção social.
 
3) Concepções de Criança, Infância e de Educação Infantil, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais;
 
4) Finalidade e objetivos ;
 
5) Plano de gestão e organização;
 
6)  Articulação da gestão da Unidade Educacional com os órgãos auxiliares;
 
7) Formas de organização da Unidade Educacional: espaços/ambientes, materiais, tempos e interações visando ao acolhimento e à garantia do acesso e da participação de todos os bebês e crianças, incluindo as com deficiências, transtorno global do desenvolvimento, superdotação ou altas habilidades, de diferentes etnias, classes sociais, culturas e religiões;
 
8) Quadro de recursos humanos com cargos/funções;
 
9) Parceria da Unidade Educacional com as famílias;
 
10) Proposta curricular e as práticas pedagógicas tendo como referência a Resolução CNE/CEB nº 5/09 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil;
 
12) Avaliação da aprendizagem e do desenvolvimento das crianças observando as recomendações contidas na Indicação CME nº 17/13 e na Orientação Normativa nº 01/13 – “Avaliação na Educação Infantil: aprimorando os olhares”, contendo:
a) descrição das formas e dos instrumentos de registro que compõem a documentação pedagógica utilizada pela Unidade Educacional, inclusive controle da frequência;

 
13) Avaliação Institucional em conformidade com as recomendações contidas nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil – MEC, Indicação CME nº 17/13, na Orientação Normativa nº 01/13 e nos Indicadores da Qualidade na Educação Infantil Paulistana;
 
14) Formação continuada envolvendo todas (os) educadoras (es);
 
15) Formas de articulação entre a Educação Infantil e o Ensino Fundamental


 
Interações


 
 
 
Para saber mais: Normativa 01/2015
Padrões Básicos de Qualidade da Educação Infantil Paulistana





 

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