sábado, 2 de abril de 2016

Curso reflexões sobre o exercício da docência com os bebês

Reflexões sobre o exercício da docência com os bebês

  
 Justificativa:
A atenção e a qualidade dos cuidados e de educação destinadas aos bebês e às crianças pequenas em espaços educativos, decorrem das mudanças nas concepções de crianças, de infância e de educação. Neste sentido, a  DIEI  vem promovendo uma série de ações para aprimoramento do trabalho desenvolvido nas unidades de educação infantil, bem como a publicação de documentos que subsidiam discussões e processos formativos. Considerando que a forma- ção propicia momentos de reflexão/ação/reflexão para ampliar e qualificar as práticas cotidianas vivenciadas nos centros de educação infantil e as importantes contribuições da abordagem de Emmi Pikler, da Pedagogia Italiana e das experiências da Associació de Mestres Rosa Sensat propomos o presente curso.

 Objetivos:
  • Refletir sobre as práticas cotidianas de cuidados e educação nos CEIS da rede direta e CEMEIS, a partir do diálogo com a abordagem de Emmi Pikler, os princípios da pedagogia da escuta e das relações que caracterizam a experiência de Reggio Emilia e a forma- ção desenvolvida, a partir dos contextos educativos;
  • Reconhecer os movimentos livres como fundamento de uma verdadeira autonomia; valorizar o papel do adulto na organização de ambientes, tempos, materiais e na qualidade das rela- ções e interações que estabelece com bebês e crian- ças;
  • Reconhecer a importância das relações estáveis e do vínculo afetivo entre bebês, crianças bem pequenas e os adultos; discutir a importância da observação, da escuta e o significado da documentação para a prática docente.

Conteúdo:
  • Currículo para a infância e a qualidade da educa- ção infantil como direito das crianças;
  • Abordagem de Emmi Pikler: contexto histórico e princípios; o banho e a alimentação como momentos privilegiados na relação adulto e criança;
  • Abordagem Reggio Emilia: Pedagogia da Escuta e das relações; o papel do adulto e a qualidade das interações;
  • Organização do cotidiano dos centros de educação infantil: os espaços, os tempos, os brinquedos e materiais como favorecedores da atividade autônoma; a observação, a escuta e a documentação pedagógica como ferramentas fundamentais no trabalho educativo.

Metodologia:
A metodologia utilizada toma como referência o contexto e as condições concretas da realidade dos CEIS e CEMEIS, propondo a observação, a escuta, o registro, a problematizarão e a reflexão crítica sobre as práticas cotidianas em diálogo, tanto com as abordagens e experiências tomadas como referência teórica, com os documentos da SME.

Público alvo:
Assessor Técnico Educacional, Assist. Técnico de Educação I, Assist. De Diretor de Escola, Coord. Pedagógico, Diretor de Escola, Prof. de Educação Infantil, Prof. Ed. Infantil e Ens. Fund. I
Carga horária total: 22 horas, sendo 20 horas presenciais e 02 horas destinadas às observações, registros e documentação.

Cronograma:
Turma C – Guaianases
Sábado - 16/04; 30/04; 14/05; 04/06 – 8h às 12h turma
Turma D – Guaianases
Sábado - 16/04; 30/04; 14/05; 04/06 – 13h às 17h turma
Todas as turmas terão um 5º encontro de formação; será em agosto.

Total de vagas:
50 vagas por turma

Regente: Profa. Ms. Anita Viudes Carrasco de Freitas

Certificação: serão certificados os participantes que obtiverem conceito satisfatório (s) e 81% de frequência no curso.

Critérios de atendimento somente serão validadas as inscrições realizadas pelas equipes gestoras encaminhando os interessados.
Estes deverão se inscrever somente nas turmas das DRES em que atuam.
Os critérios de atendimento das inscrições serão estabelecidos por cada DRE, devendo ser divulgados juntamente com o link para inscrição, seguindo a proporcionalidade: 80% para professores,
18% para os gestores (preferencialmente os coordenadores pedagógicos)
2% para Assistentes Técnicos Educacionais I e Assessores Técnicos que atuam na COPED
Caso todos os critérios de inscrição sejam atendidos e existindo vagas remanescentes , poderão ser atendidas as inscrições de professores de Educação Infantil e Ensino fundamental I que atuem na EMEI.


Área promotora: SME/COPED/DIEI 

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