sexta-feira, 6 de maio de 2016

Abordagem Reggio Emilia

Conhecendo Reggio Emilia

 


Breve Histórico

Origem: Villa Cella – aldeia próxima à cidade de Reggio Emilia
Quando: após a 2ª Guerra Mundial (1945), cidadãos da comunidade se unem para construir uma escola para as crianças pequenas – garantia de igualdade de oportunidades. Movimento cooperativo e de autogestão
Loris Malaguzzi (1920-1994) – professor, desportista, diretor teatral e jornalista considerado uma das pessoas mais importantes e influentes na construção da abordagem, hoje reconhecida no mundo todo.
1963:  primeira escola municipal subsidiada pela Câmara de Reggio Emilia.
1968: Lei nacional estabelece subsídios para as instituições de EI incluindo todas as crianças italianas acima de 3 anos.




PONTO DE PARTIDA: A IMAGEM QUE SE TEM DA CRIANÇA

Criança rica em capacidades e potencialidades.
 É curiosa, capacidade de maravilhar-se e o desejo de relacionar-se.
Criança inteira.  Uso de todos os seus sentidos para relacionar-se com o mundo que a circunda a fim de compreendê-lo.
 Sujeito de direitos. Construtora de conhecimento – parte e produtora de cultura.
Exigência de um professor capaz.

INSPIRAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA PEDAGOGIA MALAGUZZIANA

Filosofia, Antropologia, Sociologia, Linguistica, Arte (poetas e artistas), entre eles: Piaget, Marx, Dewey, Montessori, Wallon, Freinet, Freire, Varela, Vigotsky, Makarenko, Gardner, Bruner, Morin,  Bronfenbrenner, Picasso, Klee.
 Não era prisioneiro das ideias.
 Nem aos cânones hegemônicos da pedagogia e da psicologia
 Bebia em todas as fontes para remover suas próprias águas do pensamento.

Bibliografia

   


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