sábado, 18 de junho de 2016

Seminário: Currículo Integrador da Infância Paulistana

II Seminário: Diálogos para a construção do currículo integrador da infância paulistana: articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental Ciclo de Alfabetização


Dia 21 de julho de 2016
CEU Agua Azul
Horário: 08h30 as 13h00
·        Justificativa:

A COPED, por meio das Divisões de Educação Infantil e de Ensino Fundamental e Médio, vêm trabalhando na implementação do documento orientador para a RME-SP que apresenta as concepções que embasam o Currículo Integrador da Infância Paulistana, buscando  a articulação das etapas educacionais com vistas a uma educação integral com reflexões  sobre  os lugares da infância na  Educação Básica, propondo  o engajamento de todas(os) educadoras(es) em práticas cotidianas que tenham como princípio a superação das cisões históricas que distanciam e, por vezes, antagonizam as propostas pedagógicas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental.


·      Objetivo:

o       Proporcionar momento de reflexão, discussão e debate sobre o “Currículo Integrador da Infância Paulistana articulação da Educação Infantil com o Ensino Fundamental Ciclo de Alfabetização”;
o       Refletir sobre as experiências regionais de Unidades na perspectiva do Currículo Integrador da Infância Paulistana. 


·        1º Experiência
Currículo Integrador: As possibilidades a partir dos relatórios descritivos
EMEF Maria Aparecida do Nascimento
Coordenadoras pedagógicas: 
Marilza Aparecida Marques
Franciane dos Santos Camaru
A proposta ora apresentada constitui-se a partir da experiência de professores do ciclo de alfabetização da EMEF Maria Aparecida do Nascimento em analisar, refletir e socializar os relatórios descritivos de seus alunos, encaminhados pelas unidades escolares de educação infantil. Tem como premissa a constituição de um olhar apurado para os processos de aprendizagem e interações das crianças.
Partindo da condição integradora da infância, esta vivência permeou processos de acolhimento das crianças, bem como a valorização de suas potencialidades, experiências e saberes.
Numa dinâmica que contemple os mais diversos aspectos e circunstâncias que compõem o contexto infantil (letramento, imaginação, encantamento, interações), o registro dos aspectos vivenciados pelas crianças na Educação Infantil se constitui como um importante instrumento de integração e planejamento/acompanhamento dos percursos fomentados no Ensino Fundamental.

2ª Experiência
EMEI Valdir Azevedo
Currículo Integrador: Uma visão holística no processo de aprendizagem da criança
Coordenador pedagógico: Francisco Xavier de Jesus Junior

As ações pedagógicas da EMEI Waldir Azevedo – DRE G – SME/SP tem buscado se pautar nos diversos documentos publicados pelo MEC e SME voltados para a Educação Infantil.
O objetivo é intensificar a intencionalidade das práticas significativas em prol das crianças. O balizamento está fundamentado em princípios de pertencimento, empoderamento, não-exclusão, autonomia e protagonismo infantil. Diversas questões inquietam o grupo, contudo a pergunta é: tal ação inclui ou exclui? Fortalece a autonomia ou o controle? Promove o pertencimento? Considera a criança como um todo? Etc
Assim, o foco desta prática apresentada está voltada para as reflexões sobre: que espaço é esse? Qual a realidade do local? O que podemos fazer para promover a produção cultural - local numa conversação com o território?
É na integralidade que o sujeito-criança se constitui e aprende num processo de continuidade e não de ruptura dialogando com todas as questões vividas na infância. Por isso os espaços, ambientes, os lugares, os sujeitos devem estar em constante conversação.
Assim, as vivências e experimentos, presentes neste projeto, suscitam as práticas autorais de crianças bem pequenas, em que são reveladas várias habilidades na construção de suas hipóteses e aprendizagens.

3ª Experiência
CEI Geraldo Magela Peron
Currículo Integrador:  Bairro Educador
Coordenadora pedagógica: Jucilene  Pereira de Oliveira
O Projeto BairroEducador traz em sua proposta a vivência dos bebês, em sua inteireza  humana, na própria instituição, no bairro, por meio da  integração nos diferentes espaços, com a vida  para além dos muros  e, com o conhecimento humano que é compartilhado com os diversos sujeitos      (equipe educadora , as famílias e parceiros de diversas instituições), apresentando assim, possibilidades e potencialidades que os bebês como seres ativos, potentes, exploram e constroem conhecimentos nos diversos espaços educativos.

     O Projeto Bairro Educador traz em sua proposta a vivência dos bebês, em sua inteireza  humana, na própria instituição, no bairro, por meio da  integração nos diferentes espaços, com a vida  para além dos muros  e, com o conhecimento humano que é compartilhado com os diversos sujeitos      (equipe educadora , as famílias e parceiros de diversas instituições), apresentando assim, possibilidades e potencialidades que os bebês como seres ativos, potentes, exploram e constroem conhecimentos nos diversos espaços educativos

Debatedoras(es)- Profa. Suely Amaral Mello ,Profa. Sonia Larrubia Valverde, Profa. Marcia Cordeiro Moreira e Michele Meira

Público alvo: 
      Coordenadores Pedagógicos: EMEI, CEI DIRETOS, INDIRETOS e CONVENIADOS e  CICLO DE ALFABETIZAÇÃO
Diretores EMEI, CEI e EMEF
Professores de Recuperação Paralela
Professores do Ciclo de Alfabetização
Professores parceiros
Convite: Professores dos CEI, EMEI da rede direta e conveniada, garantindo o atendimento das crianças.

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