sábado, 9 de julho de 2016

A pesquisa de sons na educação infantil

Cristina santos
FORMAÇÃO CONTINUADA 

Tendo como objetivo o aprofundamento das reflexões acerca da qualidade da educação infantil paulistana e construção de um espaço coletivo e colaborativo para que as discussões sobre a reorganização dos tempos, espaços materiais e qualificação das interações se concretizem em ações pedagógicas em cada unidade educacional, na perspectiva de um currículo integrador. 



Juntamente com a professora e musicista Rosana Massuela a equipe de DIPED EI propôs no último encontro formativo a possibilidade de vivenciar e produzir  instrumentos musicais cotidiáfonos

O parque sonoro é um laboratório experimental livre para a geração de sons, ritmos e melodias que inspiram uma relação lúdica e inesquecível com a música.


A partir de uma proposta lúdica, que envolve materiais simples, construimos  instrumentos sonoros realizados com objetos e materiais de uso cotidiano.


  
 

Um trabalho coletivo, todos os materiais foram arrecadados pelos CEI, EMEIs e EMEFs da DRE Guaianases.
  

Pensar sobre a importancia da linguagem  músical desde a mais tenra infância

Walt Disney's Salvador Dali 




  

Brincar com o pulsar do coração

  



Construção de instrumentos sonoros





As crianças

 “a musica é uma experiência de vida em si mesma, que devemos tornar compreensível e agradável. É uma experiência do presente (...) devemos ajudar cada criança a vivenciar a música agora” (SWANWICK, 1990, p. 40) 




Para saber mais:


Passarinho, que som é esse? - Bateria

https://youtu.be/WhoIBmJ7TzY

Como a musicalidade pode ajudar na alfabetização?

http://migre.me/ujjXO

A Terceira Margem do Rio

Guimarães Rosa
http://www.releituras.com/guimarosa_margem.asp

Panelas - Percursão

https://youtu.be/mnENhRGJdnw

Instrumento de sucata eletrônica

https://youtu.be/9giKvjXBKb4

Restaurarts Van Goghi

https://youtu.be/JWpOvD8XHyU


Nenhum comentário:

Postar um comentário